A minha primeira semana aqui terminou muito bem... vários passeios, alguns pontos turísticos, aprendi a andar de metrô e ônibus e estou quase me sentindo uma Quebecóis.


O meu curso de Inglês-super-intensivo-Tabajara começou na segunda-feira. Quando eu cheguei na Universidade, fui direto pegar o resultado da prova de nivelamento e quase morri do coração quando vi que passei com nota máxima - direto ao último módulo de curso. Fique muito orgulhosa de mim, porque só eu sei o quanto eu estudei pra esse último Toefl e o resultado ainda não tinha aparecido. Fui tomar um sorvetão gigante com a Joan pra comemorar o "Level 5".


O primeiro dia de curso já foi super puxado, cheio de trabalho pro dia seguinte. Os professores (Kevin e Steven) são super divertidos e a turma também é muito legal. Aos poucos a gente vai se conhecendo e gostando mais ou menos das pessoas... São 16 pessoas no total, sendo 6 coreanos, 1 marroquina, 1 egípcia, 1 quebecóis, 2 colombianos, 1 francesa, 2 chineses, 1 libanesa e eu ! Até decorar o nome de todo mundo, o curso já acabou ! Hahahahaha...


Bom, eu tenho notado algumas coisas divertidas aqui e estou anotando tudo pra poder contar pra vocês... então vamos lá...




  • A primeira coisa divertida foi que o professor pediu pra discutirmos sobre celulares. Aqui no Canadá você paga pra receber e fazer chamadas, paga pra ter um identificador de chamadas, paga pelas mensagens na sua caixa postal, mesmo que você não as ouça. A minha colega Sophie, que é francesa, disse que na França você não paga pra receber mensagens e mesmo quando você não tem créditos você pode fazer ligações. E eu perguntei: "Ué, como?" E ela me respondeu que é só você ligar pra pessoa que você quer falar e desligar antes que ela atenda, assim ela retorna pra você. OU SEJA: Na França eles também dão toquinho no celular ! Hahahahaha...


  • O País do ZIPLOC: Quando vou ao mercado, fico impressionada com o tanto de Ziploc (aqueles saquinhos de plástico com fecho hermético) que tem disponível. Várias cores, tamanhos e finalidades. Um pra alimentos molhados, outro pros alimentos secos, cheios de frescura. Ziploc aqui é mais comum que Tupperware.


  • Aqui não existe lixo no banheiro. Você joga o papel higiênico dentro da privada e dá a descarga. Mas você tem que tomar MUITO cuidado ao dar a descarga, porque eu, particularmente, sempre acho que vou ser engolida pro vaso sanitário e não quero morar no mundo dos cocôs, pelo menos por enquanto... A descarga aqui é mais do que power. Você aperta a válvula e se segura na parede, senão vai pra dentro !!! Hahahaha...


  • Essa semana tem sido muito cansativa pra mim. Falar inglês o dia todo, direto, chegar em casa e falar inglês (eu já me mudei!) e depois vir falar português no computador não tem sido nada fácil. Sem falar das placas de rua e indicações de mercado e tudo o mais que são em francês. Muita coisa é bilíngue, mas muita coisa não é. Na segunda-feira, eu entrei o ônibus, dei o ticket pro motorista, ele me deu um outro - que é pra você usar em 1h30 - e eu disse obrigada em português. Ele sorriu. Eu disse "Mérci". (Todo os motoristas de ônibus te agradecem em francês e eu quis ser gentil !) Depois, outro dia, eu tava falando com o Gui e escrevi uma palavra em inglês. Sorte que eu percebi antes de mandar... Juro que não é "metidez", a confusão mental é grande mesmo. Hoje estou com dor de cabeça o dia todo e não sei se e por causa da língua ou do excesso de café ! (E eu nem gostava de café, mas o French Vanilla Capuccino do Tim Hourton's é de matar!)


  • Fui tentar me inscrever pra uma aula de pronúncia e o professor me mandou sentar, porque a aula era só pros alunos com mais dificuldade. Me senti a última bolacha do pacote !!!


  • Estou fazendo uma aula de introdução ao Jazz... semana que vem, dia 26, começa o Festival Internacional de Jazz e muitos eventos são gratuitos, nas ruas - e bem aqui pertinho da minha nova casa ! Eu prometo que eu dou mais notícias.


Mas por enquanto é só pessoal.



Um beijo com saudades



Vivi